De que depende a eficiência de um colector solar térmico?
O que é um colector solar térmico?
Qual o volume de água consumido em um banho?
Que temperatura pode atingir um colector solar?
O equipamento funciona quando está nublado ou chovendo?
Onde deve ser instalado um colector solar?
Que inclinação deve ter um colector solar?
Como é projectado um equipamento solar?
Como é completada a temperatura quando existe pouca radiação?
Qual é a economia obtida com um equipamento solar?
Em quanto tempo é recuperado o investimento?
Quais são as características mais importantes de um equipamento solar?
Que dimensões tem um equipamento solar?
Que volume deve ter o reservatório de cobre de um equipamento solar?
Quanto pesa um colector solar?
Onde deve ser colocado o reservatório de um equipamento solar?
Que acontece nos dias em que faz frio ou está nevando?
O que é um sistema indirecto?
O que acontece quando a temperatura acumulada no reservatório é muito alta?
O telhado ou terraço deve ser modificado para a instalação dos colectores solares?
Quais são as aplicações típicas de sistemas solar térmico?
O Sistema solar funciona em modo automático?
Existe a possibilidade de se ficar sem água quente?
Posso instalar colectores solares para aquecimento central?
Os sistemas de circulação forçada consomem muita energia?
Como é obtida a energia solar?
Pode-se obter calor mediante colectores térmicos e electricidade por meio de células fotovoltaicas. Estes processos não têm nada a ver entre si quanto à tecnologia e à aplicação. Fotovoltaica é a energia solar gerada por células fotoeléctricas, capazes de transformar a luz em um potencial eléctrico (aproveita-se entre 9% e 14% da energia do Sol). A energia térmica serve para aquecer a água ou ar, e isso se consegue com colectores ou placas solares que transformam em calor entre 40% e 60% da energia solar recebida.
É um sistema que capta a radiação do sol e permite o aproveitamento da energia solar. Está composto por tubulações ou superfícies de cobre unidas entre si por canais paralelos de menor diâmetro. Estes últimos levam alhetas de cobre que transmitem o calor para o tubo pelo qual circula um fluido (normalmente água com anticongelante) que o transporta até o tanque de armazenamento.
Com o uso de chuveiros normais é de 55 a 50 litros. Com economizadores de água e energia, entre 25 e 30 litros (para um tempo de 3 a 3 minutos e meio). No sector doméstico, a água quente é utilizado em duches e banhos de imersão, na lavagem de louça e da roupa. Em média uma pessoa gasta entre 50 e 75 litros de água quente por dia.
Depende da área em que esteja instalado o colector, mas com boa radiação e com a água armazenada pode atingir temperaturas muito elevadas, para cima dos 100ºc. Mesmo no Inverno há dias com algum sol. Claro que em média a energia disponível nessa altura do ano é menor e apenas fornece cerca de 40% das necessidades. Nos dias nublados a radiação solar emitida é quase nula, no entanto para além da radiação solar é também emitida a radiação infravermelha, a qual também é absorvida pelos colectores. Assim, desta forma, os colectores também funcionam em dias nublados. Quando não há suficiente luminosidade o sistema tem de recorrer ao apoio para o funcionamento.
O equipamento funciona quando está nublado ou chovendo?
Funciona, pois o que um colector solar capta é a radiação e não a luz. Embora a luz seja menor em dias nublados, a radiação passa normalmente. Quando chove, a radiação diminui um pouco.
Com base na quantidade de água necessária para consumo, pelo número de elementos familiares ou ocupantes do edifício, pela área integrada pelo sistema.
Como é completada a temperatura quando existe pouca radiação?
É utilizado um sistema de apoio, que pode ser um Esquentador Solar, um Termoacumulador eléctrico, Permutador de placas ou Caldeira a gás, entre outros.
Qual é a economia obtida com um equipamento solar?
Um sistema solar térmico permite uma redução significativa da sua factura energética, entre 70% a 80% da despesa com energia anual, para alem de contribuir para a redução das emissões de CO2.
Em quanto tempo é recuperado o investimento? Em média o período de retorno do investimento, de um sistema de colectores solares para aquecimento de água para uso doméstico numa moradia com quatro pessoas é de 5 a 8 anos. Então, uma vez que a durabilidade dos colectores é no mínimo de 20 anos, isto significa que os próximos 15 anos, o colector está a produzir água quente gratuitamente.
Quais são as características mais importantes de um equipamento solar?
O metal utilizado. O cobre é o mais indicado por sua resistência à corrosão, pela capacidade de transferência de calor, pela salubridade o que garante cerca de 20 anos de utilização.
Onde deve ser colocado o reservatório de um equipamento solar?
Depende do sistema de circulação. Se for natural será no desvão sobre os colectores. Se for forçada (com bombas de recirculação) pode ser em qualquer local da casa.
É um sistema mediante o qual forma-se um circuito fechado entre os colectores solares. Uma serpentina (trocador de calor) é inserida no reservatório para transmitir calor para a água acumulada. (Circuito primário)e de um secundário onde circula a água da rede.
Quais são as aplicações típicas de sistemas solar térmico? Aquecimento de água para fins sanitários, aquecimento de água de piscinas, pré-aquecimento industrial, produção de vapor de processo na indústria, condicionamento de ar (aquecimento e arrefecimento), produção de electricidade por via térmica e dessalinização com sistemas multiflash. O aquecimento de água para uso pelas famílias é sem duvida a que apresenta maior potencial.
O Sistema solar funciona em modo automático? Os sistemas solares permitem uma grande comodidade de utilização, dado que o sistema solar e o sistema de apoio actuam automaticamente sem intervenção do utilizador, dando sempre prioridade ao Sol.
Existe a possibilidade de se ficar sem água quente? Essa possibilidade não existe, uma vez que, o sistema é dimensionado para o número de pessoas que vivem na habitação, o local onde serão instalados os colectores e o sistema é ainda composto por um sistema adicional (caldeiras, termo acumuladores, resistência eléctrica) para auxiliar o sistema quando necessário. O sistema adicional servirá se a habitação receber um acréscimo considerável de hóspedes
Posso instalar colectores solares para aquecimento central? Sim, é possível. Contudo, no Inverno quando o aquecimento central é mais usado, o sol tem menos intensidade e, por isso, precisamos de mais colectores para aquecer a água necessária. Da mesma forma, o mesmo sistema tem excesso de produção de energia no Verão, por isso temos de encontrar uma solução: 1. Direccionar o excesso de calor para uma piscina 2. Cobrir parte dos colectores
3. instalar os colectores numa parede com um pequeno telhado para os proteger do sol alto. Contacte-nos para o seu caso específico.
Os sistemas de circulação forçada consomem muita energia?
Não, para as aplicações residenciais, na maioria dos casos, a bomba usada consome no max. 20 kWh por mês (equivalente a 2 Euros), o que é muito baixo em relação à economia que o aquecimento solar proporciona.